Não vos deixeis levar em redor por doutrinas várias e estranhas, porque bom é que o coração se fortifique com graça, e não com alimentos que de nada aproveitaram aos que a eles se entregaram. Hebreus 13:9

Assembléia de Deus
Sede - Maringá / Paraná)

Nossa História

Igreja Assembleia de Deus de Maringá

Foto Igreja Assembléia de Deus - Maringá, Sede

Entrevista sobre nossa História

Confira a entrevista do Pr. Robson Brito, para a Rádio CBN, sobre a história e o pioneirismo da Assembléia de Deus de Maringá/PR.

Player MP3
A Assembleia de Deus em Maringá completou, neste mês, 60 anos. A idade é comparada a uma pedra preciosa chamada Jade, que, segundo estudiosos “trata-se de uma pedra ornamental muito dura, variando na cor de branco a verde-escuro, e que tem resistência maior do que o aço”.

Essa é uma excelente comparação ao trabalho que vem sendo desenvolvido pela igreja desde a sua fundação. Firmada na “Rocha” que é Cristo, vem resistindo às intempéries e apresentando a boa nova de salvação, capaz de transformar vidas obscurecidas pelo pecado em pessoas “frutíferas” mais “brancas” que a neve.

Este trabalho teve origem em Belém do Pará, pelos jovens suecos Daniel Berg e Gunnar Vingren, que chegaram ao Brasil em 19 de novembro de 1910. Eles haviam saído de seu país por causa da recessão européia do começo do século 20 e vieram inicialmente atraídos aos EUA pela promessa de prosperidade que havia naquela nação. Abraçaram o pentecostalismo em 1909 e se conheceram numa conferência pentecostal em Chicago. Berg e Vingren foram influenciados por dois pastores batistas, W.H. Durham e Willian Seynmour, que participaram do avivamento de Los Angeles (1906).

Lá, tiveram uma experiência que chamamos de Batismo no Espírito Santo, com a evidência de falar línguas estranhas, conforme o que diz o livro bíblico de Atos dos Apóstolos, em seu capítulo 2, e outras passagens bíblicas. Além dessa experiência, eles ainda foram vocacionados por Deus para virem pregar o Evangelho de Jesus, especialmente a mensagem pentecostal, no Brasil. Em poucas décadas, a Assembleia de Deus, a partir de Belém do Pará onde nasceu, começou a penetrar no Nordeste e depois se estendeu para o Sudeste e Sul do Brasil, com forte presença nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba.

Os primeiros crentes pentecostais chegaram a Maringá entre os anos de 1947 e 1949, junto com as caravanas procedentes de vários Estados do Brasil, organizadas pela CMNP - Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. Em sua maioria, eles eram colonos paulistas, mineiros e nordestinos. Os primeiros cultos da Igreja Assembleia de Deus eram realizados nos sítios e nas casas dos nossos pioneiros. No dia 15/03/1948, na residência do irmão José de Andrade, na Vila Morangueira, houve um culto dirigido pelo Evangelista Eusébio Hilário de Oliveira, data que foi considerada como dia da fundação da Igreja Assembleia de Deus em Maringá.

Logo após, os cultos começaram a ser realizados na casa do Evangelista Eusébio. Os trabalhos estavam subordinados eclesiasticamente ao Pastor Pedro Ferreira, presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Ibiporã, e, administrativamente, pastor da região no norte do Paraná, o missionário sueco Leif Andersen. Em seguida, já em terreno próprio da igreja, na Rua Aquidaban nº 1919 (atual Rua Néo Alves Martins, próximo ao Parque do Ingá) foi construída uma garagem, a qual serviu de local para realização dos cultos até meados de 1949. Nessa ocasião, foi inaugurado um belo templo de madeira, considerado um dos melhores do seu gênero para a época, nesta cidade. Em pouco tempo, ele se tornou pequeno para receber os membros; havia a necessidade de um espaço maior.

Em 1949, a primeira congregação foi edificada pelo irmão Jacó Talisin, no Jardim Alvorada, na rua que hoje tem o nome de um dos nossos primeiros pastores: Anísio Francisco da Silva. Meses depois, o irmão Eusébio deixou a direção da igreja, que ficou sob a responsabilidade do Pastor Antônio Rufino até agosto de 1952. Em seguida, assumiu a direção da Igreja o Evangelista Eulino Candido, e permaneceu no cargo até junho de 1953. O Presbítero Paulo Cavalcanti Padilha passou a ser o responsável pela igreja até novembro de 1953. O Pastor José Eurico de Oliveira foi o seu substituto e, mais tarde, passou a direção dos trabalhos para o Pastor Glicério Gonçalves da Silva, que permaneceu 10 anos na Igreja de Maringá.

Nossos pioneiros destacam que o início da construção do nosso primeiro templo de alvenaria na Rua Néo Alves Martins ocorreu no dia 03 de dezembro de 1961. Sob a presidência do Pastor Glicério Gonçalves da Silva, foi realizada a cerimônia de lançamento da pedra fundamental para a construção desse templo. Esse evento foi memorável para a história da igreja, pois contou com a participação do missionário sueco Daniel Berg, um dos fundadores do movimento pentecostal no Brasil e um dos líderes mais significativos do pentecostalismo no mundo. Naquela ocasião, comemorou-se o cinqüentenário da Igreja Evangélica Assembleia de Deus no Brasil.

No início de 1967, o Pastor José Joaquim dos Santos assumiu a presidência do campo de Maringá por um ano. Em 1968, o seu companheiro de ministério, Pastor José Joaquim Ferreira, foi empossado no cargo e desempenhou essa função até o início de 1970. Foi então que, em 16 de março daquele ano, o Pastor Anísio Francisco da Silva passou a ser o responsável pela igreja, até o dia 14 de julho de 1973, quando dormiu no Senhor. O Presbítero Osvaldo Talisin assumiu, por três meses, a direção dos trabalhos, em decorrência do falecimento do Pastor Anísio. Em seguida, assumiu o campo eclesiástico de Maringá o Pastor Ivo Luiz de Souza.

Entre as décadas de 1950 e 1970, a igreja teve um grande crescimento em número de membros. O templo situado na Rua Néo Alves Martins, próximo ao Parque do Ingá, não comportava mais os crentes. Assim, ele foi vendido para uma rede de supermercados. Os assembleianos passaram a utilizar um salão provisório que havia pertencido à Igreja Batista, na Avenida Riachuelo, Vila Operária. Então, o novo templo começou a ser construído na Rua Fernão Dias, 212, no centro de Maringá. Hoje, ele está totalmente reformado, com modernas instalações. Esta obra foi iniciada pelo então Pastor Ivo Luiz de Souza, em outubro de 1974.

No ano de 1977, o Pastor Ivo Luiz de Souza assumiu a direção do campo de Londrina. O Pastor João Barbosa de Macedo o substituiu e tomou posse no dia 1° de maio de 1977 e deu continuidade na obra de Deus, na construção do templo, etc. Este servo do Senhor foi o líder que mais atuou à frente de nossa igreja. Antes de pastoreá-la, ele era um tenente reformado do exército e dirigia uma casa de passagem administrada pela nossa igreja da cidade de Curitiba. Essa casa abrigava doentes vindos do interior do Estado que iam à capital para buscar ajuda médica. O Pastor Macedo liderou a igreja AD de Maringá até 24 de abril de 2005, quando foi jubilado. Hoje, este valoroso soldado de Cristo é Presidente de Honra do nosso campo.

Atualmente, a Assembleia de Deus em Maringá, tem a sua sede na Rua Fernão Dias, 212, Centro, conta com ,51 congregações, e ,22 subcongregações,, totalizando ,73 locais de cultos, e abrange toda a região metropolitana de Maringá, com aproximadamente 10 mil membros.

A igreja é filiada à Convenção Estadual (CIEADEP), com sede em Curitiba, Estado do Paraná, que, por sua vez, está ligada à Convenção Geral das Assembléias de Deus no Brasil (CGADB), com sede em São Paulo. No momento, está sendo presidida pelo Pastor Robson Brito, bem como pelo vice-presidente Pastor Valdemar Ribeiro, que contam com a colaboração de todo corpo ministerial. A boa semente foi plantada. Hoje, oramos para que essa geração “não cesse de ensinar e proclamar que Jesus é o Cristo” (At. 5:42).

Fontes: Relatos de pioneiros; História das Assembleia de Deus no Brasil; Matéria retirada do jornal “Mensageiro Cristão Pentecostal”, Ano I - Nº 01 - fevereiro - 15 de março de 1979, página nº 6 e entrevista do PR. Robson Brito para a Rádio CBN.

Pastores que passaram por Maringá:

  • 2005 - Pr. Robson José Brito (atual)
  • 1977 - Pr. João Barbosa de Macedo
  • 1973 - Pr. Ivo Luiz de Souza (07.10.1973)
  • 1973 - Pb. Osvaldo Talisin (interino)
  • 1970 - Pr. Anísio Francisco da Silva
  • 1968 - Pr. José Joaquim Ferreira
  • 1967 - Pr. José Joaquim dos Santos
  • 1956 - Pr. Glicério Gonçalves da Silva
  • 1953 - Pr. José Eurico de Oliveira
  • 1952 - Ev. Eulino Candido
  • 1950 - Pr. Antônio Rufino
  • 1948 - Ev. Euzébio Hilário de Oliveira

E tantos outros que fizeram parte dessa história de fé recebem hoje gratidão, respeito e admiração de nossa parte, pela coragem de obedecer à ordem de Cristo de “ir por todo o mundo e pregar o evangelho a toda a criatura” (Mc. 16:15).

© Assembléia de Deus de Maringá. Todos os direitos reservados.
Google+